Sobre

                    O CDR – Centro de Desenvolvimento Regional é um projeto inovador voltado à transformação sustentável da região central do Tocantins. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional e tornar a área uma referência em práticas sustentáveis, o CDR atua de forma estratégica e colaborativa com diversos atores locais — governos, sociedade civil, setor privado e academia. Essa iniciativa se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e propõe uma abordagem integradora para promover a inclusão econômica e social.

                   O CDR – Centro busca estabelecer um modelo de desenvolvimento substantivo e sustentável, que valorize as riquezas culturais e as vantagens competitivas da região. Para isso, promove o fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs), fomenta o empreendedorismo e incentiva práticas de governança participativa. A meta principal é transformar a região em um polo de referência nacional e internacional em sustentabilidade e geração de trabalho decente.

                  Entre as principais ações, o projeto visa:

  • Fortalecer as cadeias produtivas regionais e as iniciativas de economia colaborativa.
  • Disseminar o cooperativismo e as tecnologias sociais.
  • Integrar o conhecimento acadêmico com as necessidades locais, através de parcerias com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT.

                  O projeto se baseia em premissas de complexidade e pluralidade: reconhece a importância dos mercados globais, mas prioriza soluções que consideram os ativos sociais e ambientais locais, valorizando a economia solidária, o cooperativismo e a participação social.

                  O impacto social e econômico esperado pelo CDR inclui:

  • Geração de novas oportunidades econômicas e trabalho decente.

  • Implementação de um sistema de informações para monitoramento contínuo dos ODS.

  • Criação de núcleos de pesquisa e desenvolvimento que fortaleçam o conhecimento acadêmico e impulsionem futuras inovações.

                  O CDR se estrutura como um Núcleo de inovação, desenvolvimento e sustentabilidade para os municípios de Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Palmas, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois e Tocantínia.

Com uma visão de futuro e compromisso com a sustentabilidade, o CDR – Centro está construindo bases sólidas para transformar a região central do Tocantins em um polo de inovação e inclusão social. Através da cooperação entre setores e do fortalecimento das potencialidades locais, o projeto criará oportunidades reais para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida, sempre alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.