O presente projeto visa a execução parcial do Programa de Impulsionamento de Indústria, Comércio e Serviço do Tocantins (Pics – link para o documento) que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e potencializar as principais cadeias produtivas do estado (link para o documento).
O Programa PICS está dividido em três fases. Na fase 1, pretende executar projetos de infraestrutura, na fase 2 executar projetos de fomento ao desenvolvimento econômico e na fase 3 elaborar o planejamento estratégico do PICS do ano de 2022 a 2045 com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, a Universidade Federal do Tocantins – UFT e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – Fapto.
CONTEXTO
Dado o exposto, a Unitins, UFT e Fapto, enquanto detentoras de capital intelectual especializado, propuseram o Projeto TO 2045 perante o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins - CDE, cujo trabalho será o resultado da conjugação de esforços no sentido de se pensar o crescimento e o desenvolvimento econômico do Estado do Tocantins, em uma perspectiva de longo prazo, para além das perspectivas governamentais de curto prazo que por vezes carecem de uma visão estrutural e sistêmica do processo. Assim, serão analisados os possíveis futuros para o Estado do Tocantins, tendo em vista o horizonte temporal o ano de 2045 e as estratégias adequadas para tal finalidade.
O Projeto pretende responder algumas questões: Quais são as forças e as fraquezas que a economia do Tocantins vem enfrentando nos últimos anos na área do desenvolvimento econômico, em especial no setor industrial? O que determina os atuais níveis de crescimento e desenvolvimento econômico do Estado? O que poderá ocorrer com a economia do Tocantins, em termos de geração de emprego e renda, diante da adoção de estratégias e políticas públicas mais apropriadas? O que deve ser feito pelo conjunto de instituições do Tocantins para obter um processo de crescimento e desenvolvimento econômico consistente e duradouro? Quais são as políticas públicas, programas e projetos mais apropriados para a melhoria do desempenho institucional e do ambiente para o crescimento e o desenvolvimento econômico sustentável?
OBJETIVO GERAL
Análise das políticas de desenvolvimento econômico do Estado do Tocantins realizada por especialistas, com a participação dos setores produtivos da Indústria, Comércio e Serviço e criação de uma proposta de planejamento estratégico instrumentalizado por meio de uma sala de situação em BI.
Objetivos Específicos
I) Realização do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico Sustentável;
II) Criação de uma sala de situação com utilização de Business Intelligent-BI para que as políticas públicas e projetos estratégicos sejam criados, monitorados e avaliados em horizontes temporais que permitam a eficaz tomada de decisões para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável.
O QUE É UMA SALA DE SITUAÇÃO?
Por sala de situação deve-se entender um sistema que possibilite demonstrar através de dados a real condição de um assunto, ou seja, o diagnóstico situacional deste assunto, a ser estudado bem como sugerir e alertar a cada gestor uma possível tomada de decisão necessária. Podemos ainda conceituar como sendo um verdadeiro exame de radiografia do presente tema estudado, enxergando por dentro dos dados as eventuais anomalias passíveis de correção, sempre levando em consideração a questão do tempo analisado. Além da importância estratégica na tomada de decisão, é utilizada como um produto de marketing fantástico para o gestor, pois em toda e qualquer condição necessária e a qualquer momento, principalmente em reuniões estratégicas com superiores ou controladores, o domínio da gestão é exposto de forma objetiva e com grande poder de argumentação e convencimento dos ouvintes. É o coração da efetiva gestão moderna.
O Sistema de Bussines Inteligence – BI é definido como a utilização de variadas fontes de informação para definir estratégias de competitividade nos negócios da instituição. As corporações enfrentam um grande problema relacionado ao imenso volume de informações desordenadas, que dificultam o processo de decisão por parte da média e alta gerência, os mesmos veem-se num amontoado de informações e números nem sempre passíveis de conclusão. Podemos também considerar que BI é um modelo que se disponibiliza para gestores que ocupam posições estratégicas dentro das instituições, que são atores protagonistas nos processos de tomadas de decisões nos negócios das corporações e influência totalmente a determinação sobre o rumo das organizações, seja interna ou externamente. É um recurso usado para extração, transformação e análise de volumosos dados, reportando ao ator o conhecimento necessário para tomada de decisão.
Portanto o objetivo principal da Sala de Situação é prover todos os instrumentos necessários para qualquer tomada de decisão do governante e toda tomada de decisão necessita sempre duas informações, uma situação antes e a situação posterior, justamente neste sentido é que surge o trabalho eficiente das informações originadas no sistema de BI ressaltando que a rapidez da informação é sempre o diferencial para um governo eficaz.
RESULTADOS ESPERADOS
1) A melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH;
2) A geração de emprego e renda nas regiões econômicas;
3) O aumento da renda per capita – crescimento em aproximadamente 25% ao longo de 3 anos;
4) A descentralização da atividade econômica em 12 municípios;
5) O crescimento do PIB; e
6) O aumento da arrecadação estadual.
Por planejamento estratégico entende-se o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas (Peter Drucker). Portanto, o planejamento estratégico indica como se deve andar para se atingir os resultados esperados.
IMPACTO DO PROJETO
Impacto Acadêmico-científico
Os pesquisadores serão estimulados a realizar diagnósticos, pesquisa empírica e projetos de intervenção, entre outras ações, com base em um olhar plural, amparado pelas diversas teorias que trazem diferentes perspectivas para a área.
Impacto Profissional
O benefício profissional do presente projeto é a criação de uma ferramenta de visualização de dados econômicos do Estado para uma eficaz tomada de decisões, aumentando a velocidade de resposta estatal frente aos problemas públicos, aumentando a capacidade de gerenciar crises e possibilitar a tomada de decisões baseada em evidências.
Impacto Social
O retorno social se dará com a elaboração de uma sala de situação em BI para que as políticas públicas e projetos sejam criados, monitorados e avaliados em horizontes temporais para que permitam uma eficaz tomada de decisões do gestor público para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável nas oito (8) regiões econômicas do Estado do Tocantins (1- Bico do Papagaio; 2 – Norte; 3 – Médio Norte; 4 – Vale do Araguaia; 5 – Metropolitana; 6 – Portal do Jalapão; 7 – Sul; 8- Sudeste).